
Direitos dos refugiados no Brasil motiva Cátedra inaugurada na UFG
Panorama e desafios de uma luta atual e necessária
Texto e foto: Guilherme de Andrade
Ocorreu o evento de inauguração da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) na UFG na última sexta-feira, dia 05 de Março. Foram três salas virtuais transmitidas ao vivo pelo canal oficial da UFG no Youtube, contando com a presença de autoridades da cena política goiana, representação da agência da ONU para os refugiados (ACNUR Brasil), além de palestras com especialistas em direitos humanos.
Na última conferência do encontro, se reuniram o coordenador geral da CSVM/UFG, o professor João Henrique Roriz, a professora Liliana Lyra Jubilut e o professor João Carlos Jarochinski Silva para discutir as tendências da proteção às pessoas refugiadas no Brasil. As falas trataram do surgimento dos direitos e das proteções da pessoa refugiada no Brasil, porém, também deixaram evidentes as falhas e ausências dos governos ao lidarem com esse grupo. Acusadas essas ausências, apontaram a importância da CSVM ao auxiliar e fiscalizar no processo de interiorização e garantia de direitos aos refugiados no Brasil.
Legenda: A mesa também levanta críticas ao governo brasileiro acerca do tema dos refugiados no país.
Liliana Jubilut, professora de Direito Internacional e de Direitos Humanos, fez a contextualização histórica do atual cenário político para os refugiados e migrantes no Brasil. A especialista em Direitos Humanos afirmou que “somos agora 26 instituições no país pensando ações em ensino, pesquisa e extensão para pessoas refugiadas e demais migrantes” ao parabenizar a UFG e a ACNUR Brasil pela inauguração da CSVM no Estado de Goiás.
O professor João Carlos Jarochinski, coordenador da CSVM na UFRR, falou também sobre a realidade da fronteira entre Brasil e Venezuela e como tem sido na prática o processo de interiorização dos refugiados que chegam ali. Tendo destacado algumas dificuldades no processo de acolhimento dos refugiados, o professor reforça: “Há a necessidade de construção de políticas específicas para esse grupo (refugiados e solicitantes da condição de refugiado) e também há a necessidade de inserção deles dentro dessa sociedade. Que eles se sintam membros participantes dessa sociedade”. Assista a íntegra da palestra clicando aqui.
A Cerimônia contou, ainda, com a Mesa de Autoridades e a roda de conversa “Desafios e perspectivas da CSVM na UFG”. Todas as atividades estão disponíveis no canal da UFG Oficial, no Youtube.
Para conhecer melhor a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, acesse o site e siga as redes sociais da CSVM.
Categorias: notícias