CATEDRA_NOTICIAS

Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFG se une a esforço nacional para planejar Encontro de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados

A criação da rede sociotécnica formada por migrantes e refugiados tem por objetivo movimentar discussão sobre a temática em todo o país

Em reunião virtual que aconteceu na última terça-feira, dia 29 de Junho, a CSVM-UFG se juntou ao grupo de extensão Fronteiras Cruzadas, da Unicamp, a fim de colaborar na construção do Encontro Nacional de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados. Esse evento visa a criação de um espaço compartilhado de discussão e apoio à causa dos migrantes e refugiados no Brasil. O encontro está previsto para a segunda quinzena de Setembro de 2021.

 

O evento contará com mesas de conversa entre migrantes para troca de experiências sobre suas realidades na migração, e mesas acadêmicas com o intuito de discutir as dificuldades das instituições de ensino quanto à temática da extensão universitária na área da migração e refúgio. O encontro chama à participação migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio, além de professores, alunos e servidores que atuam em projetos de extensão relacionados à temática em todo o Brasil. 

 

Articulação para formação do Encontro nacional  de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados
Foto da reunião nacional com grupos de extensão, no dia 29 de Junho.

 

 

Karina Quintanilha, integrante da coordenação do Fronteiras Cruzadas na Unicamp, com apoio do Prof Ricardo Antunes e da socióloga Patrícia Villen, reforçou a importância da união de múltiplos setores da sociedade em prol da causa migratória e do refúgio, além do fortalecimento das ações de extensão que atendem essa população específica. Esse esforço para construção do Encontro Nacional conta também com o apoio de grupos como o ProMigra (USP), o Fórum Migrações/Diaspotics (UFRJ), o Migra (UFPE) e as Cátedras (Unicamp), além de grupos na Unilab, UFMG, UFU, PUC-RS, PUCCAMP, FLLCH-USP, PUC-SP, Unifesp, e também do grupo Interdisciplinar Arquitetura e Resiliência da UFG, sob coordenação da Prof. Suzete Bessa, também coordenadora de extensão da CSVM UFG.

 

Durante a reunião entre os coordenadores de projetos de extensão de todo o país, a professora Suzete Bessa ressaltou todo o interesse da CSVM em contribuir com a formação da rede, entendendo que a mesma só irá ajudar com a redução das barreiras muitas vezes encontradas dentro das instituições de ensino para o acolhimento de migrantes e Refugiados. 


Para maiores informações sobre o encontro e a formação da rede, entrar em contato com o email suzete_bessa@ufg.br ou pelo @fronteirascruzadas.

Categorias: Notícias