
Projeto de Extensão para migrantes e refugiados é aprovado para financiamento
Financiamento de R$ 8 mil advém da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Goiás (IFG).
O curso de extensão “A prática docente com crianças migrantes e refugiadas” foi selecionado por meio de edital e receberá financiamento de R$ 8 mil da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Goiás (IFG). O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre o IFG da cidade de Goiás e a Cátedra Sérgio Vieira de Melo (CSVM) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso tem como objetivo formar educadores para o ensino de crianças migrantes e refugiadas.
O público alvo são professores da educação básica, em especial da educação infantil e do ensino fundamental; pesquisadores da pós-graduação que desenvolvem estudos sobre educação e migração, também na educação básica pública; e estudantes e professores de cursos de licenciatura. O curso ocorrerá entre os dias 14 de outubro e 18 de novembro de 2021, das 19 às 21 horas, de maneira remota, com encontros semanais e atividades na Plataforma Moodle.
O curso está sob a responsabilidade do servidor do IFG e membro da Cátedra, Rômulo Sousa de Azevedo, dacoordenadora de atividades de extensão da CSVM/UFG, professora Suzete Almeida Bessa, e do coordenador geral, professor João Henrique Ribeiro Roriz. A participação de alunos da graduação e da pós-graduação da UFG, e deuma professora venezuelana, que reside atualmente em Goiânia, também estão confirmadas.
Dentre os produtos oriundos da execução do curso, a equipe do projeto planeja a criação e disponibilização gratuita de uma cartilha, em 2022, com orientações aos professores para a recepção, inclusão e estratégias de ensino para o trabalho com crianças migrantes e refugiadas.
Categorias: Notícias