CATEDRA_NOTICIAS

OIM e UniCesumar oferecem curso de português online e gratuito para migrantes e refugiados no Brasil

Curso visa aumentar a integração socieconômica após deslocamento forçado

(Texto originalmente publicado no site da Organização Internacional para as Migrações no dia 13 de abril de 2021)

Migrantes e refugiados no Brasil que gostariam melhorar o seu domínio da língua portuguesa já podem se inscrever gratuitamente no curso de português online. A proposta é uma parceria da Organização Internacional para as Migrações (OIM) com o Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) e não há limite de vagas.

A capacitação teve uma oferta inicial em 2020 de 3.000 vagas – que foram todas preenchidas - e devido ao sucesso da proposta, agora em 2021 a oferta passa a ser ilimitada. O principal objetivo é oferecer para migrantes e refugiados que já possuem um conhecimento básico da língua portuguesa a oportunidade de se aprimorar no idioma, apoiando assim, sua integração socioeconômica no Brasil.  Com o apoio da OIM, todo o conteúdo foi revisado por uma consultora especializada e classificado nos diferentes níveis de aprendizagem.

“O curso se apresentou de forma a tornar mais fácil a adaptação de migrantes e refugiados em nosso país, pois sabemos o quão difícil pode ser a convivência e a busca de emprego sem conhecer elementos importantes da nossa comunicação”, relata o chefe de Pós-Graduação EAD da UniCesumar, o professor Victor Biazon.

Divido em três módulos de 80 horas cada, o curso fornece conhecimentos de nível intermediário da língua. Os alunos terão acesso a vídeos, textos e materiais de apoio para auxiliá-los no aprendizado do idioma.

Para Maria, de origem venezuelana e que já realizou o curso, a experiência foi enriquecedora. “Considero um curso de gramática muito importante para o nosso desenvolvimento, bastante interessante e tem a facilidade de ser gratuito. Sou imensamente grata por esta oportunidade que me foi dada.”

As aulas podem ser acessadas via smartphone, tablet ou computador. Para se registrar, os interessados devem acessar a página do curso e completar o formulário com seus dados pessoais. Ao final da formação, será emitido um certificado referente aos módulos intermediário e avançado de língua portuguesa.

Essa iniciativa é realizada no marco do projeto “Oportunidades – Integração no Brasil”, implementado pela OIM e realizado com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Inscrições: www.universoead.com.br/portugues-para-imigrantes

Fonte: Organização Internacional para as Migrações (OIM)

URL relacionada: https://brazil.iom.int/news/oim-e-unicesumar-oferecem-curso-de-portugu%C3%AAs-online-e-gratuito-para-migrantes-e-refugiados-no