CATEDRA_NOTICIAS

Acnur pede a países para agilizarem processos de reunificação de famílias afegãs

Muitos civis que conseguiram ir para outras nações estão separados de familiares que foram “deixados para trás”; Agência da ONU para Refugiados lembra que o princípio da união familiar é protegido pela lei internacional. 

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, está fazendo um apelo aos países para que facilitem e agilizem processos de reunificação de famílias afegãs. Em Genebra, a porta-voz Shabia Mantoo explicou que muitos civis “foram deixados para trás” no Afeganistão, enquanto familiares conseguiram escapar para outras nações. 

Segundo ela, a recente mudança na situação política do país  - o movimento Talibã tomou o poder há exatos dois meses – não criou um deslocamento de larga escala nas fronteiras. Mas Mantoo destacou que mesmo antes, muitos refugiados afegãos e requerentes de asilo já estavam separados de suas famílias, sem acesso a procedimentos para a reunificação familiar.  

Situação muito desafiadora  

Muitos afegãos estão procurando os escritórios do Acnur e a porta-voz ressaltou que essas pessoas estão “desesperadas e preocupadas com a segurança e o bem-estar dos familiares que ficaram no Afeganistão ou estão em países vizinhos. 

Para garantir a preservação da união familiar e ajudar a proteger as vidas numa situação “excepcionalmente desafiadora”, o Acnur está pedindo aos países para priorizarem e simplificarem os processos de pedidos de reunificação familiar para os afegãos.  

A porta-voz Shabia Mantoo lembrou que “o princípio da união familiar está protegido sob a lei internacional e descrito em instrumentos legais regionais”. Apesar disso, o Acnur teme que muitos refugiados afegãos estejam enfrentando barreiras na busca por esse direito legal, como exigências inflexíveis de documentação; custos proibitivos e esperas muito longas.  

Consulados fechados  

A agência da ONU pede ainda aos países para que coloquem em prática “critérios humanos na hora de identificar familiares que se qualificam para o pedido de reunificação, levando em conta a diversidade das estruturas e composições familiares.  

O Acnur avalia que muitos afegãos que buscam a reunificação com familiares que já estão em outros países se qualificam como refugiados e precisam receber todas as proteções cabíveis.  

Muitas embaixadas e consulados continuam fechados no Afeganistão e por isso, o Acnur insiste aos países para que levem em conta as dificuldades enfrentadas pelos civis que tentam entregar documentos para obter o estatuto.  

Fonte: ONU News

Categorias: Notícias Noticias

URL relacionada: https://news.un.org/pt/story/2021/10/1766762