CATEDRA_NOTICIAS

Acnur lança guia em parceria com governo sobre a educação de crianças refugiadas

Material busca incentivar integração de menores deslocados ao ensino 

Hoje, dia 18 de outubro, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados lançou em transmissão pelo YouTube o “Guia para pais e educadores sobre integração de crianças e jovens refugiados nas escolas”. O material é resultado de uma parceria feita com o Ministério de Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Educação visando informar sobre os processos necessários para a integração de crianças ao ensino e os desafios enfrentados. 

O guia foi elaborado com conteúdo voltado para pais, educadores e responsáveis e pode ser conferido aqui. O guia traz informações sobre o funcionamento da educação no Brasil e está disponível para download em português, inglês, espanhol, francês e árabe. 

Juntamente com o guia, foi lançado o site "Educação para refugiados" com conteúdos em texto, vídeos e mapas interativos mostrando boas práticas já realizadas na área. O site traz ainda informações sobre a situação atual da educação de crianças refugiadas no Brasil e as legislações existentes sobre o tema, como a Constituição Federal, que aborda o direito à educação de forma mais ampla, e a Lei de Migração de 2017, a qual versa especificamente sobre a situação de migrantes e refugiados. 

A plataforma já está disponível e todos os seus recursos podem ser conferidos aqui

Tags: #acnur #onu #criançasrefugiadas #mec #mjsp #csvm #educação

 

Categorias: Notícias Noticias