CATEDRA_NOTICIAS

Papa Francisco visita campo de refugiados na Grécia

Líder do Vaticano critica indiferença e uso de refugiados com intenções políticas 

Papa Francisco

Legenda: Papa Francisco conversa com refugiados na Grécia. Fonte: Reuters. 

No domingo (dia 5), o Papa Francisco se encontrou com migrantes no campo de refugiados de Mavrovouni na ilha grega de Lesbos. A visita marca o final da 35ª Viagem Apostólica de seu Pontificado e a concretização do pilar da humanidade, apontado pelo portal Vatican News como diretriz da viagem juntamente com a fraternidade e a cultura clássica. 

Ilha de Lesbos

Legenda: Ilha de Lesbos (Grécia) marcada pelo ponto vermelho. Fonte: Google Maps. 

O Pontífice chamou atenção para a crise global de migração, classificando a indiferença à situação como um "naufrágio da civilização", conforme relatado pela Reuters. A ilha de Lesbos ficou conhecida pela temática migratória por ser banhada pelo Mar Mediterrâneo (conforme mostrado na imagem acima), importante ponto de passagem para populações deslocadas da África e Ásia que vão em direção à Europa. O campo de Mavrovouni é um campo temporário construído após um incêndio em setembro de 2020 no campo de Moria ter deslocado cerca de 12 mil pessoas, como lembra o portal Info Migrants. Ao todo, em 2020, a Grécia contava com 103 mil refugiados e 60 mil requerentes de asilo. 

Em discurso, o Papa ainda condenou a instrumentalização da situação com propósitos políticos de incutir medo na opinião pública, como presente em matéria da Reuters. Na viagem de volta à Roma nessa segunda-feira, a temática foi novamente abordada ao descrever as migrações em busca de vida digna como única opção em países que passam por guerras, conforme noticiado pelo Vatican News. 

Kategorien: Notícias Noticias