CATEDRA_NOTICIAS

Último dia para inscrições do vestibular, para refugiados, na UEG

O Processo Seletivo 2022/1 ainda está aberto. As inscrições são gratuitas, realizadas no site da Universidade

Por Letícia Silvestre Aquino

A Universidade Estadual de Goiás lançou em 2016 o Processo Seletivo Especial: vestibular destinado a refugiados e portadores de visto/acolhido humanitário no Brasil. O programa reserva uma vaga em cada um dos cursos da graduação para esse público. O estudante que já concluiu o ensino médio em seu país ou no Brasil, e está na condição de refugiado, ou com visto humanitário, concorre somente entre seus pares à vaga pretendida. Segundo a UEG o objetivo é integrar cada vez mais a comunidade refugiada, proporcionar educação de qualidade e colaborar com uma sociedade cada vez mais justa e igualitária. As inscrições podem ser feitas até o dia de hoje, dia 13 de janeiro, pelo site www.estudeconosco.ueg.br .

“Desde o início do ano de 2016, 28 estudantes ingressaram na UEG através deste programa, sendo que 03 já se formaram, transformaram suas vidas e hoje ajudam a transformar a sociedade” informou a Comunicação Setorial da Universidade através de nota. Dentre tantas problemáticas que essa população enfrenta ao se deparar com um novo país e uma nova realidade, podemos elencar a xenofobia, o domínio da língua, falta de assistência do Estado e até mesmo a falta de documentos como barreiras na garantia de seus direitos. 

“Para o caso da UEG/Itumbiara, atuamos com duas pessoas vindas de Guiné-Bissau, África. São advindas das áreas rurais desse país onde falam o "criollo", mistura de dialetos locais com porções do português de Portugal. Sem falar do ensino médio que fizeram notadamente fraco”, explica Angelo Cavalcante, economista, docente e ex-coordenador da UEG/Itumbiara. 

Programas como esse são fundamentais para a globalização da própria instituição. Ter a oportunidade de mergulhar em culturas, dialetos e povos variados é o que faz da Instituição de Ensino Superior cosmopolita e democrática. Também é papel da Universidade pública garantir que esses estudantes mantenham sua rotina acadêmica, expressem seus costumes e tenham condições de levar uma vida digna e confortável.

Assistência

“Não raro, nossos estudantes da Guiné passaram por graves dificuldades alimentares, inclusive; a coisa não piorou graças a solidariedade de servidores, estudantes e professores que sempre foram parceiros. Por diversas vezes testemunhei a comunidade acadêmica realizando doações de móveis, alimentos e mantimentos para estes mesmos estudantes. Penso que a Universidade deveria atuar de forma mais veemente e presente na realização desses projetos e parcerias” denuncia Ângelo quanto a atuação da UEG perante essa população.

Em nota, a Comunicação Setorial da UEG afirmou que “A Pró-Reitoria de Graduação, com Núcleo Interinstitucional de Ações Afirmativas e Direitos Humanos e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, por meio de ações extensionistas, acolhe, incentiva e proporciona a estes estudantes uma adaptação ao cenário estudantil da Universidade. O mesmo pode exercer e compartilhar sua cultura, costumes e crenças, colaborando cada vez mais com uma Universidade mais plural”.

Os estudantes de baixa renda têm acesso a diversos programas de assistência estudantil, entre elas Bolsa Permanência, que auxilia o aluno no pagamento de aluguel e despesas domésticas. Além de outras que incentivam o mesmo na iniciação científica e na monitoria de matérias.

Vestibular

O programa pretende viabilizar o acesso à educação superior desses grupos no Brasil, oferecendo uma vaga adicional em todos os cursos disponíveis no vestibular 2022/01. A seletiva será em fase única, constituída de prova objetiva e redação, no dia 13 de fevereiro. 

Para realizar a inscrição, que é gratuita, basta acessar o site, ler atentamente o edital de abertura e suas retificações e fazer o cadastro geral. Preencher o formulário de inscrição, sinalizando o curso que deseja concorrer, a cidade na qual quer realizar as provas, escolher uma língua estrangeira moderna, e responder o questionário socioeconômico e cultural. Podem se inscrever aqueles que concluíram o Ensino Médio ou equivalente ou que concluirão até o ato da matrícula. 

Em retificação do edital de abertura publicado no dia 09 de dezembro a Universidade prorrogou o prazo, tanto das inscrições quanto das provas, para 13 de janeiro e 13 de fevereiro respectivamente.

Serviço

Período de inscrições: de 6 de dezembro de 2021 a 13 de janeiro de 2022

Data da prova: 13 de fevereiro de 2022

Inscrições gratuitas: www.estudeconosco.ueg.br

#seleção #graduação #humanitário #superior #provas #csvm #acnur #csvmufg

Categorias: Notícias Noticias