
Declaração do ACNUR Brasil sobre a situação na Ucrânia
Chefe do ACNUR alerta sobre consequências humanitárias em decorrência da situação no país
Leia na íntegra a declaração sobre a situação na Ucrânia atribuída ao Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi:
"Estamos seriamente preocupados com a rápida deterioração da situação e a ação militar em curso na Ucrânia.
As consequências humanitárias para as populações civis serão devastadoras. Não há vencedores na guerra, mas inúmeras vidas serão dilaceradas.
Já vimos relatos de vítimas e pessoas começando a fugir de suas casas em busca de segurança. As vidas civis e a infraestrutura civil devem ser protegidas e resguardadas em todos os momentos, de acordo com o Direito Internacional Humanitário.
O ACNUR está trabalhando com as autoridades, a ONU e outros parceiros na Ucrânia e está pronto para fornecer assistência humanitária sempre que necessário e possível. Para isso, a segurança e o acesso aos esforços humanitários devem ser garantidos.
O ACNUR também está trabalhando com governos de países vizinhos, pedindo que mantenham as fronteiras abertas para aqueles que buscam segurança e proteção. Estamos prontos para apoiar os esforços de todos para responder a qualquer situação de deslocamento forçado.
Assim, intensificamos nossas operações e capacidade na Ucrânia e países vizinhos.
Continuamos firmemente comprometidos em apoiar todas as populações afetadas na Ucrânia e nos países da região."
资源: ACNUR
相关网址: https://www.acnur.org/portugues/2022/02/24/declaracao-sobre-a-situacao-na-ucrania-atribuida-ao-alto-comissario-da-onu-para-refugiados-filippo-grandi/ |
---|