Foto de um dos dentistas voluntários trabalhando no evento.

AÇÃO DA CÁTEDRA EM SENADOR CANEDO AJUDA REFUGIADOS VENEZUELANOS

•

No final do mês de março, sábado dia 26, ocorreu um evento beneficente conjunto da Cátedra Sérgio Vieira de Mello com a prefeitura de Senador Canedo e outras entidades. Com participação da Igreja Assembléia de Deus, liderada pelo pastor Dilson Soares, foram realizadas diversas ações de apoio e doações aos refugiados venezuelanos da cidade. Segundo o pastor, um grupo de venezuelanos informou à Cátedra sobre o histórico de apoio da igreja com os refugiados em Senador Canedo e a partir daí o projeto do evento foi sendo estruturado.

“O envolvimento com os estudantes e ver eles participando com a população, com o imigrante, com eles mesmo com a comunidade foi muito bom, foi fabuloso,” contou o pastor Dilson. Os estudantes do curso de odontologia da UFG, pertencentes às ligas acadêmicas LAGOP E LIEST, forneceram atendimento odontológico aos refugiados durante o evento. Foram tratados em um trailer fornecido pela Prefeitura todos os casos mais urgentes e houve o encaminhamento de outros para as unidades de saúde de Senador Canedo.

Crianças no evento.

Foto 1. Voluntários encarregados do cuidado bucal pediátrico.

“Como os venezuelanos estão chegando, há algumas barreiras importantes, como a língua e a cultura, isso impede talvez que eles tenham acessado já esse direito garantido pelo SUS, então nossa função aqui é apresentá-los a essa rede de atenção à saúde e encaminhá-los,” disse o professor Leandro Brambilla Martorell da Faculdade de odontologia da UFG em vídeo durante o evento. Também houveram ações de promoção de saúde bucal por meio de brincadeiras, teatro e instrução de higiene oral para crianças, realizadas pela LAGOP. Assim como a distribuição de kits de higiene bucal da Colgate que foram disponibilizados pela Associação Brasileira de Odontopediatria Seção de Goiás.

“A liga historicamente realiza atendimentos a grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e por isso, o projeto é compatível com as ações previamente realizadas, além de fazer parte dos planejamentos da liga continuar atendendo os refugiados com o apoio da Cátedra para levar tratamento e prevenção em saúde bucal para as crianças,” relatou Carol Costa, presidente da LAGOP. Além de ações ligadas a saúde, a Prefeitura de Senador Canedo também ajudou a instruir os imigrantes no cadastro do Cadúnico e na criação do Cartão SUS.

Voluntarios do evento.

Foto 2. Participantes do evento.

A ONG OSCIP- Mais Atleta, de Senador Canedo, o Conselho da COMARCA e o Grupo Moreira também participaram do evento. O Grupo Moreira buscou ajudar aqueles imigrantes atualmente desempregados. A ONG Grupo Mahalo, uma das maiores apoiadoras do evento, contribuiu com cerca de 90 cestas básicas que foram distribuídas para as famílias presentes. Segundo a professora Suzete Bessa, coordenadora de Extensão da Cátedra e colaboradora do evento, este foi de extrema importância e atingiu os objetivos de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro da temática. Assim como aumentar a quantidade de trabalhos diretos com refugiados em projetos comunitários, e de fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados.

Cestas básicas

Foto 3. Cestas básicas doadas pelo Grupo Mahalo.

Categories: Notícias Noticias