noticia 03

Unicamp amplia o acesso e o acolhimento para estudantes refugiados

Universidade também oferece o programa Refúgio Acadêmico, que dá bolsas para estudantes e professores que vivem em área de conflito

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) amplia o acesso de estudantes refugiados à graduação e à pós-graduação. A nova resolução é mais flexível quanto à documentação exigida para o ingresso em um curso na instituição. A lista completa está disponível na resolução.

Para a professora Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da Unicamp, "o novo regimento para alunos em condição de refúgio é mais democrática e inclusivo".

Os estudantes interessados não prestam vestibular ou prova, mas passam pelo processo de ingresso facilitado, uma seleção específica realizada por meio de uma banca.  A concessão da vaga dependerá da análise da documentação entregue pela Comissão instituída e do limite máximo de estudantes que cada curso permite.

A Unicamp também lançou neste ano o programa de acolhimento Refúgio Acadêmico, que oferece bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado e de professor visitante para pessoas vivem em áreas de conflito como Afeganistão e Ucrânia, por exemplo.

Além das bolsas, esses estudantes contam com apoio com a documentação, locomoção até o Brasil, aulas de português, além de hospedagem e habitação, alimentação, assistência médica e odontológica, apoio em saúde mental.

Fonte: R7

Categorias: Notícias Noticias

URL relacionada: https://noticias.r7.com/educacao/unicamp-amplia-o-acesso-e-o-acolhimento-para-estudantes-refugiados-04072022