noticia 03

Refugiados ‘perdendo esperança no futuro’ devido a barreiras ao ensino superior no Reino Unido

Crianças refugiadas e requerentes de asilo no Reino Unido estão “perdendo a esperança no futuro” devido à falta de apoio para progredir no ensino superior, alertou uma instituição de caridade.

A Refugee Education UK diz que os alunos estão enfrentando barreiras linguísticas, processos complexos de inscrição e falta de conscientização entre faculdades e universidades sobre pedidos de asilo, o que levou a atrasos nos jovens que continuam com o ensino superior.

A instituição de caridade recebeu um aumento significativo no número de consultas feitas ao seu serviço de aconselhamento educacional para jovens refugiados e solicitantes de refúgio nos últimos anos.

Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, o número total de consultas aumentou 45% em relação ao ano anterior.

Esse número mais que dobrou, em 125%, em comparação com os três anos anteriores.

Ahmed Mohammed, 21, um refugiado da Eritreia, disse Notícias da Sky que um atraso na inscrição significa que ele está anos atrás de sua faixa etária.

“A inscrição é um processo muito difícil”, disse ele. “Às vezes dizem que você precisa de um aplicativo online e como uma pessoa que não sabe inglês, você não pode fazer isso e então você desiste e o ano inteiro passa. É simplesmente desperdiçado.”

Mohammed já estava atrasado devido ao tempo que levou para fugir da Eritreia e começar a estudar no Reino Unido.

Ele chegou com habilidades matemáticas “muito básicas”, pois a última educação que recebeu foi por volta dos nove anos de idade, disse ele.

Ele lutou em uma aula de GCSE de alto nível que o deixou se sentindo “não inteligente” e como se estivesse no “lugar errado”.

Gobika, 24, do Sri Lanka, está lutando para entrar na universidade, pois ainda não passou no GCSE English.

Ela disse à emissora que já havia feito um GCSE no Sri Lanka, mas foi solicitada a fazê-lo novamente quando veio para o Reino Unido há quase cinco anos.

Com quase 25 anos, sente-se incapaz de planejar seu futuro devido à demora em ingressar no ensino superior.

“Muitas vezes, os jovens nos dizem que muito do que lhes perguntam é retrógrado”, disse Catherine Gladwell, diretora executiva da Refugee Education UK.

“A educação é muitas vezes a única coisa em suas vidas que é realmente voltada para o futuro. Então, quando você tira isso, o que você está fazendo é tirar desse jovem a chance de imaginar e imaginar e estar equipado para o futuro que ele deveria ter.”

Fuente: G7

Categorías: Notícias Noticias

Url Relacionada: https://g7.news/educacao/2022/09/04/refugiados-perdendo-esperanca-no-futuro-devido-a-barreiras-ao-ensino-superior-no-reino-unido