noticia 03

Começa hoje o XIII Seminário das Cátedras Sérgio Vieira de Mello

 

 

Esse muro entre nós: racismo e xenofobia no contexto de refúgio

XIII Seminário das Cátedras Sérgio Vieira de Mello

 

Proteção e vulnerabilidade. Inclusão e exclusão. Muros que nos separam  e pontes que almejamos construir. São muitos os obstáculos enfrentados pelas pessoas forçadas a deixar seus lares que buscam proteção em outros países. Além dos perigos e das enormes dificuldades materiais e institucionais envolvidas no deslocamento, muitos enfrentam desamparo, indiferença e rejeição no lugar de destino.

Os recentes episódios de violência contra Moïse Mugenyi Kabagambe, Marcelo Caraballo e tantos outros refugiados e migrantes se somam a práticas de exclusão e discriminação tão presentes na sociedade brasileira. De que forma populações e indivíduos refugiados e migrantes sofrem com racismo e xenofobia no Brasil? Como essas populações são inseridas nas práticas e instituições de racismo estrutural? Como marcadores socioculturais como raça e nacionalidade se interseccionam com outros, como gênero e sexualidade? Como a política dos afetos impacta a vida dos refugiados?

Com tais perguntas em mente, propomos um evento que aborda racismo e xenofobia no contexto do refúgio. Em um contexto de turbulência, a décima terceira edição do Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) convida a comunidade acadêmica a reconsiderar ideias e práticas que seguem vulnerabilizando refugiados de forma estrutural.

Organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e com participação de várias outras cátedras e instituições, o XIII Seminário da CSVM acontece nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2022. Além de mesas e trabalhos que tocam especificamente nos temas do racismo e da xenofobia, o evento também conta com outras apresentações em transmissão pelo canal do YouTube da UFG: www.youtube.com/c/UFGOficial.

No primeiro dia do evento, teremos a abertura e a apresentação do relatório anual 2022 da Cátedra Sérgio Vieira de Mello de forma presencial na UFG e com transmissão ao vivo pelo YouTube, com tradução em português, espanhol e inglês. No segundo e terceiro dias teremos mesas redondas e grupos de trabalho online, com transmissão pelo YouTube. 

Destacamos uma mesa especial sobre os 25 anos da Lei de Refúgio, com participações do Ministério das Relações Exteriores, ACNUR, academia e sociedade civil. 

Por fim, para tornar a discussão mais ampla e democrática, em paralelo ao evento, as mídias sociais de influenciadores digitais de relevância serão mobilizadas com debates e entrevistas com convidados como o refugiado Charly Kongo e o professor de direito internacional da FGV Thiago Amparo. Esses debates aproximam o grande público da temática e fazem parte da campanha digital #RacismoNao e #XenofobiaNao, que busca estimular reflexões que extrapolem o espaço da academia. 

Convidamos cada pessoa participante no evento a usar suas redes sociais e a tomar parte na campanha, impulsionando o alcance dessa mensagem. Sabendo que esses três dias são importantes, porém insuficientes para um debate tão crucial, desejamos que eles se tornem reflexões posteriores, e que o evento consiga contribuir com um pequeno gesto em direção a contribuições maiores por parte de cada instituição representada.

 

Cátedra Sérgio Vieira de Mello 

Universidade Federal de Goiás 



Programação

 

 

  • Abertura (Centro Cultural da UFG e online)

 

28/9, 18:00. Apresentação Musical 

Violonista Fernando Llanos - Música da costa peruana 

 

28/09, 18:30. Abertura

Participantes: Reitoria UFG, CSVM-UFG, ACNUR, e autoridades públicas

 

28/9, 19:00. Apresentação do Relatório Anual 2022 da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

Apresentação: André Madureira e William Laureano (ACNUR)

 

28/9, 21:00. Lançamento da campanha #RacismoNao #XenofobiaNao 

Conversa de Charly Kongo e Thiago Amparo (FGV) com a jornalista Nilce Moretto

 

 

  • Mesas redondas (online)

 

 

29/9, 14:00 Mesa redonda 1:  Race, Class and the Global Refugee Regime 

Moderador: Florian Hoffmann (CSVM-Puc-Rio)

Participantes: Samson Okoth Opondo (Vassar College), Natália Cintra (University of Southampton) e Leilane Nascimento dos Reis Santos (PUC-Rio & Race & Equality)

 

29/9, 19:00 Mesa redonda 2: 25 anos da Lei de Refúgio: balanço e desafios

Moderador: João Roriz (CSVM-UFG)

Participantes: Irmã Rosita Milesi (IMDH), Liliana Jubilut (CSVM-Unisantos), Federico Martinez (ACNUR) e Ricardo Rizzo (MRE)

 

30/9, 17:00 Mesa redonda 3: Medos, fronteiras e identidades: pensando a xenofobia no contexto da migração e do refúgio

Moderador: João Carlos Jarochinski (CSVM-UFRR)

Participantes: Svetlana Ruseishvili (CSVM-UFSCAR) e Durval Muniz (UEPB)

 

30/9, 19:00 Mesa redonda 4: Corpos em movimento: migrações, hierarquias raciais e resistências

Moderadora: Carolina Moulin Aguiar (CSVM-UFMG)

Participantes: Karine de Souza Silva (CSVM-UFSC) e Handerson Joseph (UFRGS)



 

  • Grupos de Trabalho (online)

 

 

29/9 (quinta-feira)

 

08:00

GT1 - POLÍTICAS DE INGRESSO E PERMANÊNCIA

Área: Educação 

Tema: Políticas institucionais

Moderadores: Felipe Aquino e Rômulo de Souza

Participantes: Marrielle Maia Alves Ferreira e Catarine dos Santos West (UFU); Victor Albuquerque Felix da Silva (USP); Pedro Carvalho Calafate (UERJ); Rodrigo Christofoletti (UFJF)

 

09:30

GT2 - ACESSO A DIREITOS E ACOLHIMENTO

Área: Políticas Públicas 

Tema: Políticas públicas 

Moderadoras: Carolina Hissa e Suzana Pires

Participantes: Adriana Capuano de Oliveira/Júlia Bertino Moreira (UFABC); Claudia Morgana Machado Oliveira (UEPB); Jose Enrique Belisario Rodriguez (UFRR); Tatiana Squeff e Thiago Paluma (UFU)



30/9 (sexta-feira)

 

08:00

GT3 – ARTE, GÊNERO E MIGRAÇÃO

Área: Direito e Relações internacionais

Tema: Feminismo

Moderadora: Andrea Vettorassi

Participantes: Mariana Teixeira Elias (UNICAMP); Giovana de Carvalho Florencio (UFGD); Letícia Neves Angelini (UFU); ; Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (UNICAMP)

 

09:30

GT4 – EDUCAÇÃO E MIGRAÇÃO

Área: Educação

Tema: Educação

Moderador: Rômulo de Souza

Participantes: Hilda Rosa Capelão Avoglia e Mariana Lopes da Silva (UniSantos); Eliani de Moraes (UEMS); João Fábio Sanches Silva, Aniely Aparecida de Lara, Danielle Paiva Dantas e Rosa Lucas Iester Pereira Ipólito (UnB) 

 

13:00

GT5 - ACESSO A DIREITOS E ACOLHIMENTO 

Área: Políticas Públicas 

Tema: Políticas públicas 

Moderadoras: Carolina Hissa e Suzana Pires (UFG)

Participantes: Beatriz de Melo Silva (UFSCar); Victor Albuquerque Felix da Silva (USP); Isadora Nunes Reichembach Florão (UFG); Yuri Valladão Carvalho (UFG); Lucas Fina do Nascimento (UFMS)

 

Observação

Este é um evento totalmente gratuito. Caso haja interessadas/os/es em certificar sua participação, durante cada uma das apresentações será disponibilizado no chat do YouTube um link para cadastro.

Fonte: CSVM

Categorias: Notícias Noticias