noticia 03

Jornalismo e Direitos Humanos em pauta

Convite para o curso

Texto: Rafael Gofer

Curso é voltado para estudantes de jornalismo e convida a pensar práticas da profissão na temática dos refugiados no mundo

Nos dias 22 e 23 do mês de novembro a Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) oferecem o curso de Jornalismo Humanitário voltado para estudantes universitários. O encontro está previsto para acontecer de forma remota através da plataforma do zoom e as inscrições são feitas no site do Sympla. A iniciativa busca através desta formação oferecer subsídios que enriqueçam a formação profissional de graduandos em jornalismo, a respeito de coberturas noticiosas sobre pessoas refugiadas no país e em todo o mundo.

No Brasil, segundo dados do último levantamento realizado em Agosto deste ano pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), aproximadamente 62.000 pessoas são refugiadas ou solicitantes dessa condição. A necessidade de pensar um jornalismo humanitário nesse contexto - de números alarmantes que seguem uma tendência global - é essencial para que profissionais de comunicação se atentem entre outros fatores ao uso de terminologia inadequada e comentários imprecisos, por exemplo, que podem gerar preconceito, intolerância e xenofobia.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) através do Guia para Profissionais e Estudantes de Comunicação sobre Cobertura Jornalística, reforça ainda, que estes profissionais trabalhem na contramão de estigmas e generalizações, verificando e cruzando informações, tendo cuidado no uso da linguagem e considerando o contexto das informações. Cientes de que pessoas refugiadas retratadas em conteúdos jornalísticos podem sofrer diretamente com o impacto disto.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello nesse sentido, em parceria com a ACNUR busca além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro desta temática. O Curso de Jornalismo Humanitário aborda temas como: o jornalismo e a cobertura do tema do deslocamento forçado, conceitos básicos sobre refúgio, migração e Direitos Humanos, CSVM e a rede de proteção a pessoas refugiadas, e comunicação como ferramenta de enfrentamento às informações falsas, à xenofobia e ao racismo.

O curso está previsto para acontecer em dois dias com um total de oito horas de carga horária e disponibiliza ao final dos módulos um certificado aos estudantes inscritos. O ingresso está disponível na plataforma do Sympla através de cadastro simples. O evento é gratuito, limitado a quantidade de participantes do zoom e a cinco ingressos por CPF segundo diretrizes do site da inscrição. O link para acesso à videoconferência será enviado por e-mail após a inscrição.

资源: CSVM

类别: Notícias Direitos Humanos Jornalismo Curso

相关网址: https://www.sympla.com.br/evento-online/curso-de-jornalismo-humanitario/1702208