Serviço 03

Alunos imigrantes e refugiados nas escolas brasileiras

Cartilha com planos de integração de estudantes imigrantes para um maior desenvolvimento emocional e acadêmico

Considerando a necessidade de apoio aos profissionais da educação escolar em seu trabalho frente ao crescente número de alunos de outros países que se estabeleceram no Brasil, esta cartilha - à época de seu lançamento -  segundo a Professora Visitante Dra. Ana Beatriz Barbosa de Souza do programa de Pós graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UNB), tem como objetivo principal compartilhar estratégias que possam ser adotadas para a integração social e o progresso educacional destes alunos ( imigrantes e refugiados)

O material é resultado de parceria entre a Cáritas Brasileira com a Cáritas Suíça, e contou com o apoio do Escritório para Populações Migrantes e Refugiadas do Departamento dos Estado dos Estados Unidos (PRM). A iniciativa faz parte do Programa Pana que contribui com a assistência humanitária e com a integração de solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos(as), que se encontram em situação de vulnerabilidade social e buscam reconstruir a vida no Brasil.

A cartilha lançada em 2019 e ainda atual - considerando os fluxos migratórios no mundo - traz nove estratégias para uma melhor inserção destes estudantes no âmbito educacional brasileiro. Esta diversidade na origem dos novos fluxos de imigrantes no Brasil, para Barbosa Souza, é refletida em uma grande variedade de línguas, hábitos culturais e práticas religiosas que possuem. E consequentemente, é possível que seus estudos tenham sido interrompidos ou até mesmo nunca tenham sido iniciados. Pensando nisso, essa cartilha se torna atemporal e de essencial importância para os educadores brasileiros se quisermos pensar em um país verdadeiramente acolhedor.

cartilha escola

Confira abaixo alguns pontos dentro deste planejamento e para conferir o material completo basta acessar clicando aqui.

1º Abordagem Toda-escola

Atender às necessidades de aprendizado acadêmico, social, comunicacional, emocional e comportamental de todos.

2ºRefletindo sobre o aluno imigrante no contexto educacional

Fazer um levantamento das características de seus alunos para que os conhecer melhor.

3º Recebendo o aluno imigrante

Prepare a escola para receber os alunos

4º Envolvendo a família do aluno imigrante

Faça contato com os pais dos estudantes e apresente a escola a eles.

5º Desenvolvendo conexões com a comunidade imigrante

Investigue quais as organizações brasileiras que apoiam comunidades de imigrante em sua região e quais as organizações comunitárias gerenciadas pelos próprios imigrantes

6º Trazendo os conhecimentos socioculturais do aluno imigrante para a sala de aula

Todo aluno possui fundos de conhecimento que podem servir de base para novos aprendizados em um novo contexto social, inclusive o escolar.

7º Criando espaço para as línguas de herança *** do aluno imigrante

A língua de herança deve ser valorizada e usada como mais um recurso no processo de aprendizado de alunos imigrantes.

8º Apoiando o aluno imigrante nas aulas regulares

Use histórias que falem do local de origem ou de aspectos culturais dos alunos imigrantes.

9º Avaliando o progresso e o desempenho do aluno imigrante

Julgue o progresso dos alunos por meio de avaliações formativas.

______________________________________________________________________________________________________________

Dicionário

A palavra “Cáritas” tem sua origem no latim, que significa “caridade”, e se traduz na prática da solidariedade diante de situações em que a vida estiver ameaçada.

O nome do Programa PANA é inspirado no vocabulário venezuelano: “Pana”,uma palavra popular na Venezuela que significa “amigo”.

Língua de Herança é a língua que o aluno imigrante aprendeu em seu país de origem e continua a usar em seu contexto familiar no país de acolhimento.

Rafael G. Ferreira

Fonte: CSVM