VISITA 08-02-23

Representante da Cátedra Sérgio Vieira de Melo da UFG visita ACNUR em Brasília

Texto: Rafael Gofer

Na última semana, a Coordenadora Geral da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora Dra. Andréa Vettorassi esteve em Brasília para visita no escritório central da Agência da Onu para Refugiados no Brasil. O encontro, que aconteceu em Brasília no último dia 08, teve início no prédio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), onde a representante da Cátedra na UFG, foi recebida por André de Lima Madureira (Agente da ACNUR) e Giovanna Monteiro (Assistente de Reassentamento e Vias Complementares) que compartilharam as ações da ACNUR na capital do Brasil.

No segundo momento da visita, todos os presentes foram convidados para a sala de reuniões, onde puderam tratar de questões acerca das agendas, metas e ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello inclusive da Universidade Federal de Goiás. Nesta reunião, Andrea pôde compartilhar com os demais membros da ACNUR as ações da Cátedra da UFG. No que diz respeito à criação de premiações de pesquisas que facilitam a validação do diploma estrangeiro, e as últimas conquistas a exemplo das quatro propostas institucionais enviadas pela Instituição, que foram recomendadas pelos Editais CAPES de Parcerias Estratégicas nos Estados e do Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica de Acolhimento de Pesquisadores Refugiados.

Estas quatro propostas institucionais enviadas pela UFG foram recomendadas com orçamento de mais de R$ 10 milhões, sendo deste valor R$ 9,3 milhões previstos pelo Edital Nº 38/2022 referente a bolsas de mestrado, doutorado, e pós-doutorado além do custeio, com nove PPGs (Programas de Pós-Graduação) participantes distribuídos em duas propostas. E também o valor de R$ 930 mil previstos pelo Edital Nº 30/2022 para bolsas de pesquisador visitante refugiado,  pós-doutorado, e custeio com três PPGs participantes distribuídos em duas propostas.

Ao final do encontro, todos realizaram um tour pelas novas instalações do ACNUR em Brasília, onde a coordenadora da CSVM/UFG pôde conhecer as várias repartições do Alto Comissariado da ONU, inclusive o setor responsável pelo levantamento dos dados sobre inserção e adaptação dos refugiados no país. Momento este que para ela, possibilitou observar possibilidades de parcerias futuras acadêmicas no que tange os dados quantitativos de inserção no mercado entre os refugiados que tiveram seus diplomas validados no Brasil.