NOTÍCIA CÁTEDRA

Cátedra Sérgio Vieira de Mello — UFG lança curso de português para migrantes

Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFG lança curso de português para migrantes 

 

No dia 20 de abril de 2024, em Goiânia, foi inaugurado um curso de português direcionado a migrantes, resultado de uma parceria entre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) Brasil, dentro do projeto “Acolhidos por Meio do Trabalho”. 

A iniciativa, voltada aos venezuelanos, atende também migrantes de outras nacionalidades, em reconhecimento as diversidades daqueles que buscam se integrar na sociedade brasileira. 

Para Andréa Vettorassi, coordenadora geral da CSVM—UFG, a importância do projeto está na inserção dos migrantes por meio do aprendizado da língua portuguesa. Ela ressalta que o domínio do idioma facilita a comunicação diária e amplia as oportunidades de emprego e educação para os participantes. 

O curso, sob a supervisão do professor Giuliano Castro, oferece, além das aulas, suporte psicológico, o que reforça a caraterística da Cátedra em acolher os migrantes e as diferentes realidades enfrentadas por eles durante sua adaptação ao Brasil. 

Graziella Guimarães, coordenadora local do projeto “Acolhidos por Meio do trabalho”, destaca a importância da parceria com a Cátedra e o impacto positivo que essa iniciativa tem tido na vida dos migrantes no Estado. “O acesso à língua é essencial para aumentar a autonomia e as oportunidades de emprego dessas pessoas”, enfatiza.  

A iniciativa, liderada no Estado por Guimarães, tem como principal objetivo melhorar o acesso para o trabalho formal a refugiados e migrantes venezuelanos e para a população brasileira mais vulnerável.  

Atualmente, cerca de quarenta alunos participam do projeto, um aumento significativo de inscritos em comparação à turma anterior. Mas as inscrições seguem abertas aos interessados.  

Para participar ou obter mais informações, basta entrar em contato com a CSVM pelo WhatsApp, no número 35212624, ou pelas redes sociais. 

Categorias: Notícias Noticias