NOTÍCIA CÁTEDRA

Faculdade de Educação da UFG oferece disciplina sobre saúde mental de migrantes e refugiados

A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) cadastrou, recentemente, uma disciplina voltada para a saúde mental de migrantes. As aulas serão ministradas pela professora Carolina de Campos Borges e ocorrerão entre os dias 12 e 24 de agosto, no período matutino.

A matéria "Saúde Mental de Migrantes e Refugiados" possui uma carga horária de 48 horas e faz parte do curso de Psicologia da Faculdade de Educação (FE). Ela está disponível tanto para alunos matriculados no curso (discentes) quanto para ouvintes. Porém, no caso dos ouvintes, as horas de aula assistidas não serão contabilizadas como carga horária do curso.

A ementa contempla temas cruciais como migração, refúgio, direitos dos refugiados, subjetividade e identidade no contexto migratório, interculturalidade, sofrimento psíquico, e relações familiares em contexto migratório. Além disso, abordará práticas de acolhimento e promoção da saúde mental entre migrantes.

Diferentemente das aulas tradicionais, a professora Carolina de Campos Borges informou que não haverá encontros presenciais todos os dias. Em determinados dias, os alunos serão incentivados a realizar leituras e assistir filmes, que serão debatidos em sala posteriormente.

Esta disciplina oferece uma oportunidade única para os alunos se aprofundarem nas complexidades da saúde mental dos migrantes e refugiados, uma temática de crescente relevância no cenário global. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato diretamente com a professora Carolina de Campos Borges pelo e-mail: carolinacampos@ufg.br.

Serviço:
Disciplina: Saúde Mental de Migrantes e Refugiados
Período: 12 a 24 de agosto (regime de inverno)
Horário: Manhã
Carga Horária: 48 horas