NOTÍCIA CÁTEDRA

Dia Mundial Humanitário: conheça o legado de Sérgio Vieira de Mello

No dia 19 de agosto, o mundo relembra Sérgio Vieira de Mello, um dos mais respeitados diplomatas brasileiros e uma figura central na promoção da paz e dos direitos humanos no cenário global.

Nascido no Rio de Janeiro em 15 de março de 1948, Sérgio construiu uma carreira exemplar na Organização das Nações Unidas (ONU), onde trabalhou por mais de 30 anos, a mediar conflitos e  auxiliar na reconstrução sociedades devastadas por crises humanitárias e guerras.

Em novembro de 1969, Sérgio ingressou no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em Genebra, como redator em francês e corretor de documentos oficiais nos diversos idiomas da organização.

Missões Humanitárias

Em 1971, realizou a sua primeira ação de campo pelo ACNUR, uma operação de repatriação sem precedentes após a guerra civil que devastou a província paquistanesa de Bengala Oriental. Sérgio, com apenas 23 anos, foi enviado a Dacca para preparar a repatriação e garantir a reintegração de milhões de refugiados. Em 1972, participou da repatriação de refugiados no Sudão do Sul após o acordo de paz entre Cartum e os rebeldes do sul.

Sérgio desempenhou papéis fundamentais em várias outras missões humanitárias, incluindo o trabalho em Chipre, Moçambique e na América Latina, onde atuou como Representante Regional do ACNUR. Ao longo de sua carreira, enfrentou algumas das crises humanitárias mais graves do mundo, sempre buscando soluções práticas e eficazes.

Em 1996, foi nomeado Coordenador Humanitário da ONU na região dos Grandes Lagos, na África, onde enfrentou a crise causada pelo genocídio em Ruanda e a consequente crise de refugiados. De 1999 a 2002, Sérgio teve um papel crucial como Administrador Transitório das Nações Unidas no Timor-Leste, auxiliou o país a conquistar sua independência e reconstruiu suas instituições.

Em setembro de 2002, Sérgio assumiu o cargo de Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, em Genebra. No entanto, em maio de 2003, foi designado Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Iraque, onde enfrentou uma das missões mais desafiadoras de sua carreira. Infelizmente, em 19 de agosto de 2003, ocorreu um  ataque ao Canal Hotel, então sede da ONU, em Bagdá,  um dos episódios mais sombrios da ONU, que ocasionou no falecimento de Vieira de Mello de de outros 21 colegas.

As Cátedras Sérgio Vieira de Mello

Em reconhecimento ao seu legado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em conjunto com universidades brasileiras, fundou a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Esta iniciativa promove o ensino, a pesquisa e a extensão universitária sobre temas relacionados ao refúgio e aos direitos humanos.

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), a CSVM foi inaugurada em março de 2021, destacando-se pelo apoio e acolhimento de refugiados na região. No primeiro semestre de 2024, mais de 120 pessoas foram atendidas pelos voluntários da CSVM-UFG.

Fonte: ACNUR

Categorias: Notícias Noticias