Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Reitoria da UFG: apresentação de dados e estratégias para ampliação do atendimento a migrantes e refugiados no estado de Goiás

Por Bianca Sobolow

Em reunião realizada no dia 19 de novembro de 2024 (terça-feira), a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) apresentou à Reitoria da Universidade Federal de Goiás os dados relativos às atividades realizadas entre o início do primeiro semestre de 2023 e o final do primeiro semestre de 2024. A reunião contou com a presença de representantes da Cátedra e da Reitoria, e abordou estratégias para a ampliação das frentes de trabalho e a melhoria do atendimento à população de migrantes e refugiados no próximo ano.

reunião reitoria 19112024
Reunião com a reitoria para apresentação de resultado

 

Dentre os resultados apresentados pela CSVM, destacam-se as ações voltadas ao apoio jurídico e à assistência documental, que resultaram em 113 atendimentos a migrantes de diversas nacionalidades, incluindo venezuelanos, cubanos, haitianos, angolanos, afegãos e romenos. Além disso, foram registrados avanços importantes em iniciativas como o curso de português para migrantes e refugiados, com 86 inscritos; o Programa de Treinamento em Ciências Sociais, que atendeu 10 pessoas em parceria com a Universidade de Cagliari e o Lead Impact. Na área da saúde, 75 migrantes receberam atendimento especializado.

A reunião também debateu a familiaridade das atividades realizadas na Cátedra com o projeto “Internacionalização em Casa”, a ser lançado no dia 12 de dezembro pela Secretaria de Relações Internacionais da UFG. O projeto visa à integração da comunidade estrangeira na universidade por meio de iniciativas como a atualização do sistema acadêmico, flexibilização de processos e revalidação de diplomas.

Participaram da reunião, pela Cátedra, Andréa Vetorrassi (coordenadora-geral), Carolina Hissa (vice-coordenadora de pesquisa), Giuliano Castro (coordenador de ensino), Thiago Franco (coordenador de comunicação) e Cerise Campos (coordenadora adjunta de extensão). Representando a Reitoria, estiveram presentes a reitora Angelita Pereira de Lima, a secretária de Relações Internacionais Rejane Ribeiro Rotta e a pró-reitora de Extensão e Cultura Luana Ribeiro. Juntos, os participantes reafirmaram o compromisso de ampliar os esforços para garantir um acolhimento mais eficaz e humanizado aos migrantes que buscam na Cátedra e na instituição acadêmica UFG uma possibilidade de recomeço.

 

 

Categorías: Notícias Noticias