Voluntários destacam papel da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFG na defesa de migrantes e refugiados durante a Semana dos Migrantes

Evento realizado entre os dias 26 e 29 de junho evidencia protagonismo da universidade no acesso a direitos de populações em situação de vulnerabilidade

Durante a Semana dos Migrantes, Refugiados e Apátridas, realizada entre os dias 26 e 29 de junho em Goiânia, a atuação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Goiás (CSVM-UFG) se destaca, especialmente, nas ações voltadas ao atendimento jurídico gratuito e à regulamentação de documentos para pessoas migrantes. A iniciativa tem contado com a coordenação da professora e advogada Carolina Hissa, com apoio de dezenas de voluntários e parceiros, como a Polícia Federal.

semana dos migrantes 07

A Cátedra, que integra uma rede nacional em parceria com o Alto Comissionado da ONU para Refugiados (ACNUR), tem como missão promover o acolhimento, a inclusão e a proteção de pessoas em situação de migração forçada, oferecendo suporte institucional e jurídico por meio da universidade pública. Ao longo do evento, centenas de pessoas foram atendidas nos mutirões promovidos pela equipe da CSVM-UFG.

A voluntária Franciele da Silva, que atua no apoio ao atendimento, destacou a importância da presença ativa da universidade em espaços como esse. “Acho que a iniciativa da UFG e da Cátedra foi muito boa, deu visibilidade a quem não tem”, afirmou. Contudo, ela também alertou para uma responsabilidade que, muitas vezes, tem recaído injustamente sobre a universidade: “O Estado enxerga a Cátedra como uma muleta, não prestando o serviço que deveria ser realizado por ele mesmo”.

semana dos migrantes 11

Além da frente jurídica e documental, a Cátedra também está envolvida em outras atividades da programação, que incluem rodas de conversa, exposições culturais e oficinas voltadas à integração social e à valorização das identidades migrantes. Todas essas ações são coordenadas em parceria com Suzete Bessa, responsável pela extensão da CSVM-UFG, que reforça o papel formador e transformador da universidade nesse campo.

A Semana dos Migrantes, Refugiados e Apátridas é promovida por uma articulação entre organizações da sociedade civil, instituições públicas, coletivos e agências internacionais, sendo um espaço de diálogo, acolhimento e construção de políticas públicas mais efetivas e humanas.

Com base no sucesso das ações promovidas pela CSVM-UFG, os voluntários esperam que os serviços hoje oferecidos de forma emergencial e voluntária possam ser assumidos de forma permanente pelas instituições governamentais. Até lá, a Cátedra segue como referência na defesa dos direitos de quem cruzou fronteiras em busca de dignidade e proteção.

Categories: Notícias Noticias