Cátedra

Conheça 5 ONGs de acolhimento a refugiados em Goiânia

Por: Guilherme Américo

Atualmente, centenas de refugiados do mundo todo vivem em Goiás, mas nem todos eles possuem um abrigo ou a ajuda necessária para saírem de situações desumanas. Pensando nisso, conheça agora 5 ONGs destinadas ao acolhimento e apoio desses refugiados em Goiânia.

Pastoral do Migrante- Arquidiocese de Goiânia

Há 22 anos, o serviço Pastoral do Migrante atua na Arquidiocese de Goiânia, localizado no terminal rodoviário de Goiânia, lá oferece diversas atividades, como: O encaminhamento para casas de acolhida e Albergues, auxílio na aquisição e regularização de documentos, na confecção de currículos, inserção no mercado de trabalho e fornecimento de alimento e roupas.

Para entrar em contato com o serviço, o interessado pode ligar para o fone: +55 (51) 99513-1369.

Ou mandar um email para o endereço: spmgoiania@gmail.com

Associação Voluntários para o Serviço Internacional - AVSI

A AVSI foi constituída em 2007 e diferente das demais ONGs não possui um espaço físico e realiza atendimentos apenas de forma virtual ou visitas in loco. A Associação cuida do encaminhamento ao mercado de trabalho.

O contato pode ser feito pelo site: https://www.avsibrasil.org.br/  ,ou pelo telefone: (62) 9 9531-9273

Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Goiás

A CSVM da UFG tem como principais objetivos: difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes dentro da temática, aumentar a quantidade de trabalhos diretos com refugiados em projetos comunitários, permitir o acesso e permanência ao ensino, a revalidação de diplomas, assim como o ensino da língua portuguesa à população de refugiados.

Fortalecer a Proteção Internacional dos Refugiados, fomentar investigações interdisciplinares no tema e promover a formação do campo do direito internacional dos refugiados.

O escritório fica localizado no Câmpus II da UFG - em frente a biblioteca

Coordenadora: Profa. Andrea Vettorassi

E-mail: avettorassi@ufg.br

Missão Amar Sem Fronteiras (MASF)