mesa autoridades

Inauguração da CSVM na UFG é marcada pela cooperatividade entre representações e estímulo à humanidade

Para as autoridades presentes, a Cátedra nasce em um momento oportuno para o fortalecimento da solidariedade e empatia no país

 

Texto: Júlia Barbosa

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFG foi inaugurada na última sexta-feira (5/3), por meio de uma cerimônia virtual no canal da UFG Oficial, no Youtube. A iniciativa, firmada em parceria entre a Universidade e a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), visa a promoção do ensino, pesquisa e extensão para pessoas em condição de refúgio, além da garantia de seus direitos e acolhimento no Estado de Goiás.

 

A cerimônia de abertura foi marcada pela Mesa de Autoridades, com representações da Cátedra, da Acnur e da UFG, bem como do município de Goiânia, da Governadoria do Estado e da Câmara de Vereadores da capital. A CSVM, em seus mais de dezessete anos de criação, chega à UFG como uma oportunidade e esperança para a construção de uma sociedade mais justa, como afirmaram as representações presentes.

 

mesa autoridades

(Imagem: Júlia Barbosa/reprodução Youtube|UFG Oficial)

Mas, afinal, o que é a CSVM?

A professora Laís Thomaz, responsável pelas Relações Institucionais e Governamentais da CSVM/UFG, explica que o objetivo da cátedra é unificar e fortalecer as atividades relacionadas aos refugiados já desenvolvidas pela Universidade, além de criar uma rede de acolhimento para esta população no Estado. Thomaz ressalta, ainda, que “o apoio das autoridades aqui presentes é fundamental. O Estado de Goiás e a cidade de Goiânia devem se esforçar para a adoção de políticas públicas de acolhimento a essas pessoas que vêm para o nosso país em busca de novas oportunidades”.

 

As garantias básicas e políticas públicas voltadas aos refugiados são obrigações do Estado. O Coordenador Geral da CSVM/UFG, João Roriz, afirmou que a cátedra nasceu a partir de preocupações com a questão dos migrantes e refugiados em Goiás. "Em meio a tantas notícias ruins, hoje nós participamos de uma iniciativa linda e necessária, que congrega pessoas com vontade de acolher o próximo, sem deixar de lado o poder crítico de apontar injustiças".

 

O representante da Acnur, José Egas, reconhece a Cátedra SVM como uma referência no tema do refúgio no Brasil, e acredita que ela tem colaborado enormemente em promover a proteção e a garantia de uma vida digna aos refugiados no país. “É um espaço privilegiado de criação e difusão de conhecimento que impacta a vida de tantos refugiados no Brasil. [...] Atuando em pesquisa, ensino e extensão, as cátedras também atuam na linha de frente, oferecendo assistência e apoio a estas pessoas”. 

 

Para a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias, a instauração da cátedra vai de encontro às ações de inclusão já propostas e adotadas pela Universidade, como o Programa UFG Inclui. “A criação do UFG Inclui tem uma história construída de inclusão de pessoas que, historicamente, tiveram tiradas a possibilidade de acesso à universidade pública. A criação da CSVM vai de encontro a esta política de inclusão”. 

 

A empatia goiana

O Secretário Executivo de Planejamento Urbano e Habitação Municipal, Michel Magul, parabenizou a UFG pela iniciativa: “Este momento nos sensibiliza, cria empatia, humaniza e traz, para a área acadêmica, a importância da política pública para o refúgio e para o migrante". Magul reforçou, ainda, a necessidade de construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e que ações como esta o levam a acreditar mais no país e no Estado.

 

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia, Aava Santiago, ressaltou a importância de se colocar no lugar do próximo: “Todos nós estamos em constante fuga das nossas casas se alguém no mundo está fugindo do seu lugar de origem. [...] É muito urgente que nós compreendamos que nossa casa é o mundo e que a garantia de trânsito e de acolhida são fundamentais em qualquer lugar".

 

O povo goiano, segundo a Deputada Federal Flávia Morais, é muito acolhedor. Para ela, é nesse momento de maiores dificuldades e demandas urgentes, reforçadas pela pandemia, que este acolhimento se torna mais necessário. A instauração da CSVM, para a Deputada, é fundamental neste cenário.

 

Pela conversação ao vivo, durante a transmissão, as participações de ouvintes parabenizaram a iniciativa, além de cobrar o apoio do poder público. O Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Thiago Pereira, que representou a Prefeitura de Goiânia na inauguração, garantiu seu compromisso com as ações. “Estamos à disposição da universidade para trabalharmos juntos para as políticas públicas pelos goianienses e pelos refugiados”.

 

Fortalecimento das humanidades

Atentando-se à atual conjuntura e com o agravamento da pandemia da Covid-19, o Secretário-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha, chamou atenção para a urgência da humanidade nas relações. “A cátedra nasce em um momento de muita dor. Não existe economia se não existir vida. [...] Esse é o momento de olhar para nossa humanidade. Este evento, a instalação dessa cátedra, mostra justamente essa solidariedade que é característica do ser humano”.

 

O Reitor da UFG, Edward Madureira, reafirmou o compromisso da Universidade e complementou o comentário de Rocha: “A Universidade tem uma característica que nos envaidece muito, que é a capacidade de ser solidária. Ela mostra, neste momento, compromisso com aqueles que estão, de alguma forma, excluídos dos processos institucionalizados. Tenho certeza que com essa Cátedra a UFG cresce, o estado de Goiás cresce e as parcerias com o Estado e com a Prefeitura se ampliarão”.

 

A Cerimônia teve continuidade com as rodas de conversa “Desafios e perspectivas da CSVM na UFG” e “Tendências da proteção às pessoas refugiadas no Brasil: panorama, boas práticas e desafios”. Ambas as atividades estão disponíveis no canal da UFG Oficial, no Youtube. A Mesa de Autoridades pode ser assistida, na íntegra, clicando aqui.



Para conhecer melhor a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, acesse o site e siga as redes sociais da CSVM.

Quer rever a cerimônia de inauguração da Cátedra? Acesse o link: Evento Inauguração CSVM

 

 

类别: notícias