
Os próximos passos da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFG
Mesa discute os desafios da CSVM e a união das ações já existentes na universidade
Texto: Heloisa Sousa
Imagem: Reprodução do YouTube
A inauguração da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), na Universidade Federal de Goiás, ocorreu no último dia 5 (sexta-feira), às 14h30. A cerimônia contou com três mesas, sendo a primeira com autoridades goianas dos governos do estado e do município, da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR Brasil) e da UFG. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da UFG.
A segunda mesa - Desafios e perspectivas da CSVM na UFG - foi marcada por representantes das áreas de ensino, pesquisa e extensão da universidade e também contou com o assistente de reassentamento da ACNUR, André de Lima Madureira. "É o início de uma parceria que esperamos que seja muito longa e que fortaleça muito todo o ambiente de acesso à direitos e serviços à pessoas refugiadas em Goiás", afirmou André, que também falou um pouco sobre a atuação das universidades em parceria com as cátedras.
A professora Andrea Vetorassi (FCS/UFG), que é coordenadora de pesquisa da CSVM/UFG, mediou a mesa. Ela, juntamente com o professor Giuliano Castro (FL/UFG), coordenador de ensino da CSVM/UFG, expressaram a importância do tema imigração na atualidade e ressaltaram a importância de unificar as ações já existentes sobre o tema, na universidade .
O sonho antigo de trazer a cátedra para Goiás foi lembrado pela professora Suzete Bessa (Arq/Goiás), coordenadora de extensão da CSVM/UFG. Suzete falou do fortalecimento que surge agora, com o apoio institucional, aos projetos na área da imigração. A Pró-reitora de Extensão da UFG, Lucilene Maria de Sousa, compartilha com Suzete os planos no eixo da extensão, pensando garantir a diversidade e promover ações permanentes na universidade.
Israel Elias Trindade, Pró-reitor de Graduação, Jesiel Freitas Carvalho, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e Laerte Guimarães Ferreira Jr., Pró-reitor de Pós-Graduação, destacaram a importância das ações no âmbito da universidade, para a integração da população de refugiados à comunidade de Goiás, e prestaram apoio à cátedra nos seus próximos passos rumo à ampliação da rede de apoio e assistência às pessoas imigrantes.
A Cerimônia contou, ainda, com a Mesa de Autoridades e a roda de conversa “Tendências da proteção às pessoas refugiadas no Brasil: panorama, boas práticas e desafios”. Todas as atividades estão disponíveis no canal da UFG Oficial, no Youtube.
Confira a mesa na íntegra no link: https://youtu.be/bg-pR0rXXCw
Categorie: notícias